(In)Consciência Social

Percorrem o mundo as mais belas e profundas mensagens em apresentações foto-literárias de qualidade discutível, quiçá criadas por quem realmente as sinta e siga, normalmente suportadas por textos cuja autoria é atríbuida a uma qualquer mente brilhante e famosa sobre a qual ninguém conhece o suficiente para poder avaliar da sua autenticidade, na esperança que venham a mudar a vida de algum dos muitos destinatários/remetentes, quais mentes modernas, personalidades sólidas e eticamente irrepreensíveis com elevados níveis de uma consciência social "prêt-à-porter" impessoal capaz de ser transmitida usando o simples forward de um email. Formando deste modo cadeias intermináveis que nos fazem passar pela caixa de correio electrónico centenas ou talvez milhares de mensagens, em formatos diversos e de conteúdos semelhantes.

Em tempos idos, a consciência social e a tranquilidade de espírito eram atingidas com uma visita ao confessionário da igreja mais próxima, uma espécie de lavagem automática dos problemas de consciência. Em troca de histórias de pecados e comportamentos menos aceitáveis aos olhos da sociedade, ao tempo altamente "catolizada", o Sr. Padre indicava a penitência que haveria de permitir a higienização da alma e garantir que as portas do paraíso se abririam sem contratempos em tempo devido (acredito que nem sempre a alma fosse a única coisa a higienizar ou a abrir, o que certamente garantia o ciclo de lavagens frequentes e a felicidade do prior).
Hoje em dia, com a evolução tecnológica, com a diminuição de tempo disponível para nós e, principalmente para os outros, as penitências e as nossas formas de contribuir para um mundo melhor tiveram que se adaptar. Surgiram então os peditórios nacionais, as campanhas solidárias do salvem o "Zé que tem pé chato", emails em cadeia que divulgam a cara de uma criança de 5 anos que desapareceu faz amanhã 32 anos, mais coisa menos coisa, e mais recentemente o "basta reenviar este email para salvar o mundo", "envie uma sms para o tal e coisa e faça uma doação de 50€ onde 1€ é para a instituição e 49 para encher os bolsos aos outros" ou ainda "veja o ppt, pense 10 segundos e pronto, já está".

Rídiculo?! Não... apenas sinais do tempo. Recebi ontem um powerpoint com belas imagens de cidades e com um texto de suposta autoria de Gabriel Garcia Marquez (conviniente, o sr. parece que está mal de saúde e com um pé na cova parece que escreveu uma carta de despedida em tom de aviso à navegação ou prefácio do livro branco do novo rumo a tomar). Imagino um qualquer marmelo executivo da nova vaga (que vão piorando de geração em geração) a receber este email...

"Se por um instante Deus se esquece-se de que sou uma marioneta de trapos e me presenteasse com mais um pedaço de vida, eu aproveitaria esse tempo o mais que pudesse."

- Realmente... somos umas marionetas... eu precisava era de tempo para andar no meu Z8. - liga para a secretária e diz em tom imperativo - Luísa, não vou estar disponível esta tarde. Tenho reunião no exterior e vai ser demorada. - Prossegue na sua leitura, qual penitência semanal...

"Possivelmente não diria tudo o que penso, mas definitivamente pensaria tudo o que digo."

- Exacto. Não convém nada dizer à Luísinha que aquela administrativa dos recursos homanos se mexe bem melhor que ela... mas lá que é verdade é. E tenho que pensar 2 ou 3 vezes para não lhes trocar os nomes.

"Daria valor às coisas, não por aquilo que valem, mas pelo que significam."

- Lá está. Pobre do materialista. O importante em ter um Z8 é que isso significa que o posso comprar. Tenho guito para isso e muito mais. O significado é que atraí as gajas.

"Dormiria pouco, sonharia mais, porque entendo que por cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz."

- Dormir 4 horitas chega. E aqueles comprimidos que eu ando a tomar são muito bons... uma pessoa acorda logo com uma energia! Sou capaz de fazer 10 telefonemas até chegar ao emprego. Sonhar é que não é para mim. Eu não sonho, penso e compro. Já está.

"Andaria quando os demais se detivessem, acordaria quando os demais dormissem."

- Não sei quem é este Gabriel mas deve ser um tipo às direitas. O gajo sabe bem que o importante é apanhar a concorrência a dormir... Ser mais esperto que eles e quando acordam já a gente os lixou. Espero nunca ter que fazer negócios com este tipo... devo ter sorte, parece que já está a dar as últimas.

"Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, deitava-me ao sol, deixando a descoberto, não somente o meu corpo, como também a minha alma."

- Presenteou-me a mim com um pedaço de carne... belo naco aquela Luísinha... e eu não fui de modas. Ah pois é. Foi tudo a descoberto. Eheheheh... malandreco este Gabri.

"Aos homens, eu provaria quão equivocados estão ao pensar que deixam de se enamorar quando envelhecem, sem saberem que envelhecem quando deixam de se enamorar."

- É isto que eu digo faz tempo... dizem que sou um macho mulherengo. Eu sou é um jovem e apaixono-me com facilidade. Gosto dos outros o que posso fazer?!

"A um menino eu dar-lhe-ia asas, apenas lhe pediria que aprendesse a voar."

- Podes crer... olha o meu sobrinho! Cabrão do puto... é uma melga do caraças. No outro dia quase me apanhou quando estava a avaliar a nova lingerie da minha cunhada. Dizem que é parecido comigo mas eu só me meti com aquela cabra maluca depois dele nascer...

"Aos velhos ensinaria que a morte não chega com o fim da vida, mas sim com o esquecimento."

- Era bom era... já quase não me lembrava da minha tia-avó Felismina e ela continua fresca do alto dos seus 98 anos. O que me chateia à brava porque de vez em quando lá tenho que fazer o frete de ir aquela treta a que eles chamam lar com cheiro a urina, fezes e naftalina... dasse!

"Tantas coisas aprendi com Vós homens…. Aprendi que todo o mundo quer viver no cimo da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a escarpa."

- Realmente! Olha quando cheguei a director?! O palhaço do Manuel Vilar de Sá e Pinto só por ter o 12º ano pensava que me chegava aos calcanhares. O que ele não estava à espera é que eu lhe tivesse preparado a cama quando tinha uma relação próxima com a administradora da área... idiota... agora todos os dias o ponho no sítio dele, lá em baixo, na cave.

"Aprendi que quando um recém nascido aperta com a sua pequena mão, pela primeira vez, o dedo do seu pai, agarrou-o para sempre."

- Eu que o diga. Tenho que levar com o velho todos os dias a pedir-me ajuda a trabalhar com o telemóvel... mais valia não lhe ter agarrado o dedo.

"Aprendi que um homem só tem direito a olhar o outro de cima para baixo, quando está a ajudá-lo a levantar-se."

- É bem verdade. Noutra situação qualquer nem perco tempo a olhar para ninguém... a não ser que seja gaja... e boa... ahhhh... isso sim.

"São tantas as coisas que pude aprender com Vocês, mas agora, realmente de pouco me irão servir, porque quando me guardarem dentro dessa caixa, infelizmente estarei morrendo."

- Morrer?! Quanto a ti não sei... caguei... para mim ainda falta muito. E só tinhas mais a aprender que eu sou uma verdadeira enciclopédia do saber viver.

"Sempre diz o que sentes e faz o que pensas."

- E digo e faço. E o primeiro que me tentar impedir leva para contar. Que o diga o Manelinho... palerma.

"Supondo que hoje seria a última vez que te vou ver dormir, te abraçaria fortemente e rezaria ao Senhor para poder ser o guardião da tua alma."

- Tu?! Deves ser é rabichola! Abraçavas mas é o paneleirão que te deve ter pegado essa doença. O Sr. já é meu guardião... como pensas que cheguei onde cheguei?! O gajo é amigo do meu pai desde pequeno e quando eu acabei o 9º disse logo que eu havia de chegar longe e meteu-me na empresa. 3 anos depois já tinha 5 pessoas a meu mando... e 1 de joelhos debaixo da secretária! ahhh... cada vez que me lembro... aquela Francisca era uma bela maluca... ehehehh...

"Supondo que estes são os últimos minutos que te vejo, diria-te “Amo-te” e não assumiria, loucamente, que já o sabes."

- Pronto... a paneleiragem não pára... este Gabri é mesmo abichanado, não admira tar a marar, concerteza foram os amigos rabetas que o aviaram sem camisa numa daquelas festas de afogar a palhinha em toda e qualquer bilha. Vou mas é passar à frente não vá o gajo pedir-me a morada o telemóvel... ah... cá está...

"Demonstra aos teus amigos e seres queridos o quanto são importantes para ti."

- Ah... voltamos a concordar. - Telefonema para a secretária - Luísa?! Preciso da sua ajuda... entre e deixe o aviso de não incomodar. Tenho uma coisa importante para lhe dizer. - Luísa entra, fecha os estores da divisória de vidro e ao ajoelhar-se junto do executivo este lança a questão - A Luísinha sabe que eu gosto muito de si, não sabe?!...

"ENVIA ISTO A QUEM ENTENDAS. Se não o fazes hoje, amanhã também não o farás. E se o não fizeres… não importa…O momento de o enviar é este. Para ti com muito Carinho e amor. Espero e desejo que te agrade muito"

- Agrada pois... oh sim Luísinha... E envio já, que eu não me poupo a esforços por um mundo melhor. Já está... Send to All. Está giro, este tipo pensa quase tal e qual eu, tirando a parte da paneleiragem... a Luísinha é muito marota, que eficiente que está hoje... Bom... vamos lá despachar isto que tenho a reunião com os palhaços do sindicato para tratar de mandar o Manuel com os porcos. Já estou com o gajo pelos cabelos. Vá, vá Luísa... vá lá embora que eu já não estou com disposição. Estes assuntos deixam-me irritado. Amanhã a gente reúne mais tempo e mais a sério. Depois envie-me o CV daquele miúda que veio à entrevista e não ficou com o lugar. Preciso de falar com ela porque deixou cá um cartão (...grande maluca, não ficou com o emprego porque não se portou à altura... "ai num escritório não. E se entra alguém?!" Cabra!).

Sem comentários: