Que me falta fazer?


Já plantei a árvore (mais que uma até), já tive uma filha, falta-me o livro para cumprir o meu papel na sociedade... ao que se diz por aí ou por aqui.


Curiosa a regra de equilíbrio implícita nesta sentença, plantamos a árvore para compensar a que terá de morrer para servir de suporte ao livro. Com os suportes digitais estragámos o equilíbrio, escrever um livro já não obriga ao consumo de árvores, fazer um filho nunca obrigou e deixámos de plantar árvores esquecendo que elas são precisas para o filho poder respirar. A memória é curta.

Podia divagar pelo tema, optando por este ponto de vista ecológico, mas o que me preocupa é a minha incapacidade latente em escrever um livro. Mais ainda o ter de recorrer a estes temas pouco interessantes para escrever posts! Mas...
Pesquisei um pouco (muito pouco mesmo) pela origem da frase e descobri que foi proferida por José Martí, poeta cubano cujo nome nada disse à minha ignorância a não ser quando li que foi o autor de "Versos Sencilhos", que continuava a nada me dizer até descobrir que posteriormente foram adaptados na famosa música cubana "Guantanamera".
Com isto apenas enriqueci a minha cultura geral (eventualmente a vossa) e falhei em todos os outros objectivos, principalmente no de escrever um texto com pés e cabeça que permitisse distraír, ainda que temporariamente, os leitores deste meu aterro de ideias.

Também na minha curta pesquisa descobri que muito pseudo-escritor, por este mundo fora, se dedicou ou dedica a explorar os encantos desta citação, mais ou menos profundos, a atirar mais para o ecológico ou mais para o literário. Muitos são aqueles que encontram nesta frase, ou pelo menos procuram encontrar, uma filosofia de vida... como se apenas da ecologia, da paternidade e da cultura literária dependesse a nossa felicidade. Não depende, duvido que o próprio autor tivesse tido a intenção de lhe dar esse cariz, e digo isto, convictamente, com a certeza de quem tem noção de toda a sua falta de conhecimento e cultura.

Por isso o livro pode bem esperar que surjam a inspiração, a arte e o engenho porque tenho mais que fazer.


Sem comentários: