Sem voz

Estava eu no carro com a minha princesa, parado junto do Colombo, quando fui abordado por um rapaz, pedinte e, muito possivelmente, "agarrado", talvez à heroína, como facilmente se detectava pelo estado lastimável dos dentes ou do que restava deles. De notar que o moço estava vestido com uma camisola do equipamento alternativo do benfica (aquele cor-de-rosinha!) e, portanto, nem tudo lhe corre mal na vida.
Iniciou a conversa com "Boa tarde. Em primeiro lugar quero agradecer-lhe estar a falar comigo porque estou ali e ninguém olha sequer para mim.". Eu, armado em engraçado, respondi prontamente com um "Isso é da camisola..." entre um sorriso que imaginei fosse impedir qualquer tentativa de agressão por parte do pedinte adepto do benfica. Surpreso pela resposta atirou um "Como?!" e o gelo quebrou-se então quando repeti a piadola, já sem o mesmo efeito, ele sorriu e disse "Eu tou a rir mas...", "não tenho vontade nenhuma..." completei eu só para mim.
Seguiu a sua história, talvez muito real mas provavelmente muito bem estudada, "Estou desempregado... por causa de um...", olhou para a minha princesa e fez uma pausa, "ia falar mal...mas... por causa de um patrão que não descontava para a segurança social estou sem nada, na rua...não sou drogado, roubar nem pensar, o que lhe peço é que me dê qualquer coisa ou que venha comigo ali dentro comprar umas latas de atum e pão para eu comer."
A verdade é que me tinha convencido à primeira frase, a verdade é que as pessoas não ouvem sequer, tudo o resto pode ser a maior das mentiras e depois?! É dinheiro para a droga?! E depois?! A verdade é que cada um de nós só se preocupa com o seu umbigo...

Infelizmente não tinha a minha carteira comigo, não tinha sequer moedas por perto e foi isso mesmo que lhe disse com a promessa de não me ir embora antes de lhe dar qualquer coisa.
Antes de sair ele estava longe, não me via, deu-se conta e eu, já fora do estacionamento recuei para lhe dar as poucas moedas que tinha. Agradeceu-me com um "Obrigado por não se esquecer de mim e desculpe a camisola!"

Sem comentários: