Sabedoria de experiência feita

Era eu uma pequena criança quando apanhei no "ar" uma pequena fábula que me deixou perplexo durante anos. Na minha inocente cabeça a fábula em nada acrescentava aos meus princípios morais ou contribuía para a minha formação enquanto pessoa.
Claro que as minhas dúvidas não encontraram respostas por parte dos adultos e nunca consegui esclarecer a moral implícita no pequeno conto que parecia provocar uma enorme alegria aos mais crescidos. Exercitei a minha mente fazendo paralelos com a fábula da raposa e das uvas, levantei hipóteses e leituras várias sem qualquer sucesso.
Com o tempo e experiência a fábula que nunca esqueci veio a revelar-se, sendo para mim uma das mais claras evidências do meu crescimento enquanto ser humano...

Transcrevo neste post o conto cuja moral me intrigou durante anos da minha infância.

"Passeava uma rata pelo bosque e ao passar junto de um lago, viu um sapo rechonchudo sobre um nenúfar que lhe aguçou o apetite:

- Hummm... Vai ser este o meu almoço!

Prepara-se para dar um salto e repara numa mosca a voar:

- Bem vou esperar que o sapo coma a mosca, fica mais cheio e eu também!

Pensado e feito, o sapo comeu a mosca e a rata quase pronta para saltar vê uma abelha a voar:

- O sapo comeu a mosca, agora come a abelha, fica mais cheio e eu também!

E assim foi, o sapo comeu a abelha e a rata preparava-se para dar o salto em direcção ao seu almoço quando escorrega e cai na água!

Moral da história?? Quanto maior a espera mais molhada fica a rata."

1 comentário:

Anónimo disse...

LOL!!! LOL!!!!
(PC)