Novo Testamento nas palavras de um... ignorante

Hoje decidi lançar-me para fora de pé e vamos lá ver se vou conseguir nadar o mínimo para me safar.

Embora tenha recebido uma educação de clara influência católica cristã, tomei um caminho que me afasta do pensamento católico, não me aproximando de qualquer outra religião. Com a idade e o desenvolvimento de um pensamento próprio optei por uma postura mais aproximada do ateísmo. Mas também pode ser do agnosticismo... eis que me surje a dúvida, ateu ou agnóstico? A verdade é que não acredito na existência de um ou mais Deuses, pelo menos não na forma que nos são apresentados pelas várias religiões e isso levar-me-ia a considerar-me ateu. Mas, por outro lado, não descarto a hipótese de existir uma ordem superior que "governe" o universo, no entanto, a existir será suportada por regras científicas passíveis de serem provadas e testadas e não por regras divinas que fogem à prova científica. Ciente da limitação humana, que se mantem até aos dias de hoje, de provar qualquer uma das coisas, estarei assim na posição agnóstica, isto é, a existência ou a sua negação do que seja não é passível de ser fundamentada.
De qualquer forma, e porque não gosto de ter posições de "nem sim nem não", prefiro catalogar-me com ateu céptico. E o que é um ateu céptico? Não... nada tem que ver com fossas até porque não escrevi com s! Um ateu céptico é aquele que, como eu, considera improvável a existência de um ou mais Deuses. Eu acrescento apenas que a existir, será, a seu tempo, devidamente justificada pela ciência.

Dito isto, percebem que a minha praia não é a Sagrada Bíblia, nem qualquer dos temas com ela relacionados. Para mim, é mar alto, com bastante ondulação e por este motivo ficarei em breve sem pé.a
Assim, peço desculpa desde já por qualquer erro ou lapso que introduza no restante deste texto, devo salientar que os excertos que utilizo foram retirados, na versão portuguesa, da grande rede (versão da Bíblia Sagrada, http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-sagrada/) pelo que qualquer erro de tradução não é da minha responsabilidade.

Efésios 6:8
"Vós sabeis que cada um, escravo ou livre, receberá do Senhor o bem que tiver feito."

Ora bem... comecemos pelo Novo Testamento, Epístola aos Efésios do apóstolo Paulo, capítulo 6, versículo 8. Garante o Paulo, e suponho que em nome do Senhor, pelo qual deverá ter sido devidamente mandatado, que este último nos recompensará de todo o bem que fizermos, sejamos escravos ou livres. E então pergunto eu... quando é que pensa recompensar-me?! É que eu já fiz umas quantas boas acções ao longo da vida e tenho a sensação que existe um bom crédito neste aspecto que me dava jeito receber. Por outro lado, dado que é igual ser escravo ou livre nem tenho que me preocupar com definir a minha condição segundo esta classificação, o que seria uma tarefa complexa.
Pergunto também, de que forma se materializa a recompensa? É que na verdade dava-me jeito que fosse em euros, mas se assim não for possível, também não via com maus olhos alguma garantia em termos de saúde a que juntaria um pouco de respeito e consideração dos restantes humanos relativamente a mim próprio, ficaria por certo satisfeito. Mas tinha que ser em tempo útil, se é que me entendem, não era preciso ser já amanhã, não quero apressar o Senhor, mas digamos, lá para a próxima semana, ou na outra já era bom.

Gálatas 6:9
"Não nos cansemos de fazer o bem; se não desanimarmos, quando chegar o tempo, colheremos."

Desta feita a Epístola aos Gálatas, também redigida pelo apóstolo Paulo. Bom... não é que eu me canse de fazer o bem, tento pelo menos fazer o melhor que posso, mas quanto à parte do desanimar... vamos lá ver, será o Senhor capaz de me dar uma previsão de quando chegará o tempo? Não poderíamos fazer isto por épocas de colheita? Não é preciso ter acesso à totalidade da colheita ao mesmo tempo, mas pelo menos parte dela? Fazia várias colheitas em tempos distintos... era mais simples não desanimar... só por isso, ou será que em termos de ordem e logística divina isto seria muito complicado?

 Efésios 2:10
"Porque foi Deus quem nos fez, e em Jesus Cristo fomos criados para as boas obras que Deus já havia preparado, a fim de que nos ocupássemos com elas."

Mas fez todos?! Todinhos? É que há por aí uns quantos (uns quantos que são muitos, muito mesmos) de quem eu não admito ser irmão nem à lei da bala! Pois claro, boas obras é o que a gente mais vê por aí. Se Deus preparou boas obras como é que chegámos a este ponto?! Quem foi o sub-empreiteiro que estragou isto tudo? De qualquer maneira, e como Deus nos fez a todos, em última análise é Ele o culpado desta desgraça. Alguma coisa falhou. Ou sairam muitos com defeito ou as obras não eram assim tão boas ou as duas coisas juntas e isso explicaria muita coisa.
Só pergunto... haverá alguma forma de corrigir isto? Estava a pensar qualquer coisa como desfazer e começar de novo mas agora em três meses em vez de sete dias... só para ter a certeza que fica melhorzito. Obrigado.

Hebreus 10:24
"Tenhamos consideração uns pelos outros, para nos estimularmos no amor e nas boas obras."

Versículo 24 do capítulo 10 da Epístola aos Hebreus, divergem as opiniões sobre quem o seu autor sendo que há quem diga terá sido o apóstolo Paulo embora existam opiniões de que terá sido outro autor.
É minha impressão ou o pessoal salta sempre este versículo?! Ou saltam este texto ou o mundo e o comportamento das pessoas que o habitam demonstram que a religião católica não tem praticamente seguidores. Partindo do princípio que um católico deve ler e cumprir a palavra do Senhor, que a palavra do Senhor foi transcrita, através do cunho de diversos autores, para a Bíblia Sagrada, então será da mais elementar lógica concluir que qualquer católico deveria ter consideração pelos outros. Perceberam?! Tenhamos CONSIDERAÇÃO UNS PELOS OUTROS!!!! A questão da estimulação no amor e nas boas... obras. Bom... isto acredito que ainda se vá cumprindo com maior ou menor dedicação e jeito. Agora mesmo aqueles que se estimulam no amor muitas vezes não têm qualquer consideração pelo próximo, em especial por aquele ou aquela a quem estimulam...
Não quero, no entanto, desviar-me do ponto fundamental deste versículo e esse é consideração. A verdade é que cada vez mais esse conceito, assim como todos os outros que lhe estão associados, está a cair em desgraça. Cada vez mais desconhecidos ou colegas e até amigos e familiares atropelam a dignidade, desconhecem o respeito, atiram ao lixo a dedicação com que deveriam tratar-se mutuamente.
E neste caso não estou fora de pé. Sei do que escrevo. Sinto o que escrevo.

Resta-me dizer que procuro respeitar e compreender qualquer religião ou corrente de pensamento. Procuro respeitar todos, pensem ou não como eu nos mais variados temas. E se aqui me dediquei a comentar algumas passagens bíblicas, usando alguns comentários menos próprios, não é apenas pela piada, muito menos procura por desrespeito, é porque existem na Bíblia, assim como provavelmente em outros livros que servem de guia a outras religiões, ideias que estão a ser esquecidas dia após dia e que por certo mereciam ter outra leitura e peso na sociedade actual.

Sem comentários: