Império dos Sentidos e outros

Num dos meus zappings tardios eis que esbarro com um clássico do cinema, Império dos Sentidos, a ser transmitido em canal aberto pela CM TV.
Em minha defesa devo salientar que não sou telespectador assíduo da CM TV mas neste caso...

Para quem desconhece, Império dos Sentidos é um filme japonês de cariz erótico (embora me pareça que esta classificação não seja a mais correcta dada a quantidade de cenas explícitas...) do longíquo ano de 1976, escrito e dirigido por Nagisa Ôshima.
Imagino que tenha sido uma enorme pedrada no charco no seu tempo. Acredito que ainda hoje é. A minha curiosidade foi alimentada ao longo de muitos anos, desde da minha adolescência. Em 1991 foi transmitido pela primeira vez na RTP e recordo o estado de sítio e o recolher obrigatório instaurado pelos meus pais lá em casa assim como as discussões e conversas geradas na sequência da transmissão.

Ontem, pela primeira vez, vi o filme completo e percebi a causa do recolher obrigatório. Acho que a minha vida não teria sido a mesma caso aos 16 anos tivesse assistido a tão  intensa sucessão de cenas de sexo explícito, violência e com um final demêncial.

De qualquer forma, e caso tenham estômago capaz e mente aberta, sugiro que vejam ou revejam o filme. Revela até que ponto a paixão e a loucura estão próximas ou mesmo até que ponto são uma e uma só coisa. Revela a ténue fronteira entre o aceitável e o inacreditável. Entre o amor e obsessão. É cru, frio, erotismo não me parece que tenha feito parte dos objectivos do autor, sensualidade não existe. É o que é e para chocar mais é, alegadamente, baseado numa história verídica.

Só a título de curiosidade, quando surgiu o filme 9 semanas e meia o director Adrian Lyne "surpreende" com uma das cenas mais famosas do cinema erótico onde o prazer carnal se mistura com os prazeres gastronómicos... mas 10 anos antes já se brincava com comida sob a batuta de Nagisa Ôshima.

A minha lista de filmes para ver está a crescer. Embora ainda não tenha visto tenho fortes expectativas relativamente a BekasThe Fault In Our Stars, Gaiola Dourada e I Love Kuduro.
Em breve espero poder "limpar" esta lista e escrever qualquer coisa neste meu cantinho.

Sem comentários: