Boa Páscoa!

Que não sou crente já todos sabem, como podia ser quando me tentam convencer que os coelhinhos põem ovos... ainda por cima de chocolate?!

Ao que parece a mania foi importada dos egípcios e persas, os primeiros usavam os coelhos como símbolo de renascimento na celebração da primavera e ambos os povos ofereciam ovos pelo simbolismo que lhes era atribuído - egípicos coloriam os ovos acreditando no poder de amuleto dos mesmos os persas estavam muito à frente, os persas sabiam que, e preparem-se para a revelação que ira transformar a vossa vida, o mundo surgiu de um ovo!

Depois, como tantas e tantas coisas igualmente usurpadas, estes símbolos começaram também a ser utilizados pelos cristãos como representação das suas festividades. Covenhamos que chamar coelhinho a Jesus Cristo teria sido bem mais fofinho que chamar-lhe cordeiro de Deus, todos sabemos que o coelhinho quando cresce passa a coelho e o cordeiro passa a... quer dizer, não vale a pena entrar por aqui senão ainda crio um "intifada" cristã contra o meu blog (que mistela relogiosa que para aqui fiz!).

De qualquer forma, e para não ferir susceptibilidades, parece-me bem desejar a todos os que possam perder tempo a ler este blog uma boa Páscoa, com ou sem coelhinhos, com ou sem ovinhos de chocolate e amêndoas e afins.

Nota: Podem consultar este artigo http://estudos.gospelmais.com.br/pascoa-do-senhor-x-coelhos-e-ovos-de-chocolate.html onde fui buscar a informação que a minha ignorância não detinha. Artigo interessante que nos diz que deveriamos, caso fossemos verdadeiros cristãos, não só comer o cordeirinho, como espalhar o sangue pelas portas das casas e deglutir ervas amargas e pães asmos (sem fermento) para poder sobreviver ao anjo destruidor... começo a ponderar ler a bíblia... mas só à luz do dia e nunca sozinho que deve ser um verdadeiro livro dos horrores!

Sem comentários: