Desistir

A alegria e energia de outrora fugiram-lhe na passagem dos anos, as certezas e vontades de tempos idos tornaram-se dúvidas e impossibilidades dos dias de hoje. Como areia por entre os dedos, como a água corre para o mar, sente-se impotente para travar a ordem natural dos eventos e caminha, derrota após derrota para um destino que desconhece.
Foram-se os tempos em que provocava inveja pela sua vontade de viver, pela sua luz que transpirava por cada poro, pelo caminho ficaram dias e noites de lágrimas escondidas e gritos abafados.

Nesses dias e noites aninha-se, enrosca-se sobre si mesmo e passeia os seus dedos na pele, procura confortar-se a si próprio, traz à memória os tempos de meninice em que uma massagem da mãe fazia passar toda e qualquer maleita. Adormece na luta de afastar os maus pensamentos... não sonha, ou se sonha não se recorda, ou se recorda depressa o sabor triste do acordar apaga qualquer laivo de felicidade. A água do chuveiro esconde as lágrimas que se soltam, por vezes sem controlo, por vezes sem motivo. Apenas ele e mais algum divino ser em que não crê sabem o que sente, o que passa, o que todos os outros não imaginam.

Respondia por um nome qualquer, por um apelido qualquer, pois o nome pouco importa e o apelido menos ainda. Foi-se apagando a cada dia, pelo desgaste provocado pelas pancadas, trambolhões e carambolas a que o mundo e todos os outros o sujeitavam e a que ele mesmo não conseguia, nem queria fugir.
Iludia-se quando encontrava o mínimo motivo para tal, agarrava-se com unhas e dentes como se desse momento dependesse a sua continuidade, renascia a cada ilusão para depois adoecer e envelhecer muito mais rapidamente do que a vez anterior e terminar, como em todas as outras vezes, prostrado às suas frustações.

Incapaz de reagir desistiu. Hoje, ontem, um dia qualquer, pouco importa. O dia em que a palavra que desconhecia existir manchou definitivamente as páginas da sua vida.

2 comentários:

Anónimo disse...

Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz.
- Micítaus do ISSÁS

Anónimo disse...

"A única coisa que destrói os sonhos é resignar-se às concessões." - Richard Bach
E por isso mesmo, por muito que doa, por muito que às vezes seja (demasiado) insuportável, eu nunca desistirei de mim mesma. (PC)