Filmes de levar às lágrimas

Vá-se lá saber porquê lembrei-me de alguns filmes de levar às lágrimas... há uns quantos, alguns já terei mencionado neste meu cantinho mas hoje decidi deixar uma listinha bem apropriada para esta altura do ano.

Lá fora chove e a temperatura começa a baixar, ora que melhor programa do que enroscar no sofá, deixar os lenços de papel à mão e carregar no play do dvd?!

Vamos lá então... Começando de forma ligeira:

Um clássico delicioso de 1991, quase infantil mas capaz de fazer soltar a lágrima ao mais gelado coração (ou daí talvez não) - My Girl (O meu primeiro beijo) - Com um desenrolar em tom de comédia faz-nos rapidamente passar às lágrimas... nunca consegui deixar de ficar comovido mesmo já sabendo a história. As crianças têm este dom de tornar tudo mais intenso...

Saltando para algo bem mais duro, de 2000, um soco no estômago, um mar de lágrimas caso se resista à primeira metade do filme (eu resisti mas tenho a vantagem de adorar a Bjork) - Dancer in the dark de Lars Von Trier. Duríssimo.

Descrevendo uma pequena aldeia costeira da Nova Zelândia e sua comunidade, uma história comovente da difícil mudança dos hábitos e tradições enraizados é contada num filme de 2002 - Whale Rider (A domadora de baleias) - Com pouco ritmo, pode não ser simples de ver, mas eu acho lindíssimo.

Seguindo para uma realizadora que muito aprecio (Isabel Coixet), a materialização de um tema que esteve, e está, muito presente em mim. Em 2003 transformou em filme muito do que penso sobre uma situação que é bem real - My life without me (A minha vida sem mim) - Uma história sobre o quão cruel pode a vida ser e a forma de dar a volta ao texto...

De Lars Von Trier outro soco no estômago, um retrato da sociedade actual (ou daquilo que sempre fomos) ou do ténue limite entre a realidade em que vivemos e o terror e absurdo em que podemos cair - Dogville de 2003.

Em 2004 surge outro filme marcante, outro tema que muito me diz. Uma história verídica, dura, sobre a qual muito se escreveu, muito se disse e debateu. No país vizinho fez nascer a discussão em torno da eutanásia. - Mar adentro - Conta a história de Ramon Sampedro, tendo como protagonista um genial Javier Bardem.

Novamente Isabel Coixet, em 2005 oferece-nos um hino ao silêncio, ao isolamento, ao que se transmite sem muito falar, à falta que nos faz que cuidem de nós - The Secret Life of Words (A vida secreta das palavras).

De um fantástico Sean Penn surge, em 2007, mais um filme inspirado numa história verídica. - Into the wild (O lado selvagem) - Apoiado numa banda sonora igualmente genial, de Eddie Vedder, é um dos melhores filmes de sempre.

De 2009 um outro filme baseado numa história verídica. Todos os filmes que envolvem sofrimento de crianças são duros... este é duma violência incrível. - My Sister's Keeper (Para a minha irmã).

Também de 2009 uma delícia de filme. Uma metáfora genial sobre os conflitos internos da mente de uma criança que nos faz pensar... e pensar... e pensar... - Where the Wild Things Are (O sítio das coisas selvagens).

E em representação do cinema português, um filme de 1996, para ser visto sem preconceito (é cinema português e depois?!) - Adeus, Pai - Pouco mais é que a história de muitas das crianças que conhecemos. Vale pena por aquilo que nos faz ver, ou por aquilo que quisermos ver.

Bom Outono, Bons filmes.
(Comprem português, usem lenços Renova e não Kleenex)

2 comentários:

Fati disse...

Descobri este artigo e gostei muito. Foi a primeira vez que vi o 'Adeus, Pai' e o 'My Girl' na mesma lista! E gostei de admitir para mim mesma 'sim, eu também os poria na mesma lista'!
Ah, e voltei a lembrar-me dos filmes da Coixet, que já me tinhas aconselhado e ainda não vi (note to self, ver!)

Rica Balula disse...

Se quiseres posso arranjar-te todos eles. :)