Se fosse possível voltar atrás

Fariamos diferente?
É simples responder sim ou não sabendo o que se sabe no momento, mas sabendo apenas o que sabiamos lá atrás? Fariamos diferente?

Coisas há em que dava tudo para fazer diferente.

O arrependimento não faz parte de mim, ou não fazia. Bom... há sempre uma ou outra coisa de que nos arrependemos, mas normalmente coisas pequenas, no fundamental as grandes decisões e opções foram tomadas, conscientemente, à luz do conhecimento presente e isso torna-as legítimas e não sujeitas a arrependimento.
Novas premissas podem alterar o que se possa pensar mas não invalidam as premissas iniciais desde que estas sejam verdadeiras. Complicado?! Será qualquer coisa como a adivinha - "Qual é coisa qual é ela que é cilíndrico e sobe e desce?" - possivelmente estão a pensar correctamente mas, se eu revelar uma terceira característica - "É um produto de cosmética." - não deixam de ser verdade as duas primeiras mas a vossa resposta certamente se alterou.

Posso achar que devia ter feito mais assim ou mais assado mas são geralmente detalhes, acertos que podiam ser melhores ou piores. O percurso, esse, não deveria estar sujeito a arrependimentos. Mas está. E um dia redescobrimos a realidade, desvendam-se os mistérios e damos connosco a desejar amargamente não ter feito ou ter feito outra coisa completamente diferente.

O arrependimento surge após decisões que tomamos baseados numa "irrealidade".
O arrependimento surge porque sabemos que, à luz do que nos era mostrado, nunca iriamos decidir diferente mas, posteriormente, percebemos que o que nos era dado a conhecer era falso.
O arrependimento não é mais do que a raiva da pessoa enganada, é a dor da vítima da mentira.

Voltando à metáfora da adivinha, se a permissa inicial fosse "Qual é coisa qual é ela que é cilíndrico, sobe e desce e tem duas bolas na base?" Novamente iriam errar... mas neste caso as bolas eram só para enganar e aí iriam arrepender-se do pensamento pecaminoso, coisa que não aconteceu por certo na primeira versão da adivinha.

Em conclusão, hoje, há coisas que eu nunca teria deixado acontecer.

1 comentário:

Anónimo disse...

Se eu pudesse voltar atrás, AGORA, teria feito tudo diferente. Sem dúvidas.
Se eu pudesse voltar atrás queria NASCER. Não é REnascer porque isso pressupõe que algo poderia REacontecer (não importa se a palavra não existe, importa o sentido da mesma).
Se eu pudesse voltar atrás, abraçava-me mais.
(PC)