Sócrates e justiceiro orgasmo nacional

Como tenho algum receio de me queimar gosto sempre de esperar que as coisas arrefeçam antes de me debruçar sobre elas. Bom... não será sempre assim mas é uma desculpa tão boa como outra qualquer para justificar apenas hoje falar da detenção do ano.

Pela primeira vez em Portugal um ex-Primeiro Ministro foi detido e formalmente acusado de crimes que a grande maioria do povo associa sempre a políticos e governantes. A serem provados os crimes e terminando este caso com a condenação de José Sócrates, existem duas leituras possíveis. Ou o Povo sempre tinha razão e finalmente a justiça ouviu as suas denúncias ou bem que é a aplicação da história do Pedro e do Lobo, tantas vezes o Povo berrou "Corrupção! Gatunagem! Bandido!" que alguma vez havia de ser verdade... só que desta feita as autoridades acudiram e entalaram o homem.

O enriquecimento espontâneo de um político e o ano sabático passado em Paris, vivendo à grande e à francesa, levantaram suspeitas às autoridades e motivaram a investigação. Estranho... políticos que aparecem do nada e se tornam "vozes de peso" no panorama nacional, que chegam sem "cheta" e ao fim de meia-dúzia de anos acumulam ricas subvenções com fortunas de origem incerta e lugares de destaque em administrações de empresas públicas e privadas, que vão "estudar", "trabalhar" ou simplesmente fazer turismo para o estrangeiro, não são assim tão difíceis de encontrar. Ou seja, por aqui nada de suspeito. Por outro lado, viver à grande e à francesa em Paris... parece-me perfeitamente normal. Já lá dizia o outro, em Roma sê romano.

Devo concluir que a investigação foi um tiro no escuro. Ou então foi encomendada.

- Não! Impossível! Quem faria uma coisa destas?! Nem pensar.

Pois. Também não me parece que haja encomendas deste tipo. As investigações e suspeitas devem existir. E não só sobre o Sócrates. Imagino que algures no país existe um arquivo de investigações e suspeitas a desbloquear apenas quando e se der jeito.
Primeiro alguém desbloqueou o caso dos Vistos de Ouro, deu bronca das grandes. o Povo nem percebeu bem o que tinha acontecido.

- Vistos de Ouro?! Ouro só o dos brincos da minha bisavô que passam de geração em geração. Não sei nada disso.

O certo é que detentores de altos cargos da administração interna foram dentro, o ministro saiu de fininho não fosse entalado também, o Portas ninguém o ouve, deve estar numa feira qualquer e de repente, antes que o "Zé" se lembrasse de procurar entender o caso dos Vistos de Ouro, alguém desbloqueou a investigação do "outro". Que ainda por cima até é referência (infelizmente, digo eu) para o actual líder da oposição. E que tinha tempo de antena no principal canal público.

- Bolas pá! Que mania da conspiração! Entretanto o tipo do SEF já está cá fora! Que mania que tu tens!

Realmente... Digo em minha defesa que não gramo o tipo. Mas também não levem por parvo.
Dos amigalhaços de governo do actual Presidente da República Duarte Lima parece ter sido o único entalado. Dias Loureiro anda a banhos algures em Cabo Verde ou coisa assim... já deve estar preto ao fim de tanto ano. O próprio PR e a sua filha tiveram uma sorte danada a ganhar fortunas em investimentos relâmpago. Todos eles estiveram demasiado próximo do BPN / BPP. Que suspeitas os casos levantaram? Que investigações foram realizadas?
Os submarinos e Portas? está bem que o homem é magro... mas daí a conseguir passar sempre pelo intervalo da chuva. Para isso já é preciso ser artista de circo.
O actual PM e a Tecnoforma? "Népia"... Nada... "Nicles".

De repente surgem os Vistos de Ouro e ninguém sabe de nada. Foi o recepcionista. ele sozinho mexia a cena toda. Pronto, mais uns quantos altos quadros do estado. O ministro saiu por vergonha. Não que fosse o responsável máximo e que deveria ter controlo e conhecimento sobre tudo o que se passa na sua pasta. Não. Foi apenas vergonha.
Mesmo assim o caso é "grande" demais para tentar abafar com uma simples demissão.
E em Roma sê romano, mais uma vez se aplica. O que faziam os imperadores romanos quando o Povo começava a abrir os olhos? Deitavam um cristão aos leões.
Assim seja. O "cristão" ainda nem foi comido e já o povo se masturba difundindo inúmeros textos, fotos, mensagens de felicidade, notícias e piadas por todo o lado.

Meus amigos, espero que a justiça funcione. Neste como noutros casos. E caso o Sócrates seja culpado de algum ilícito espero que seja punido exemplarmente.
Com já disse, não gramo o tipo, como não gramo outros. Mas também não festejarei a detenção deste ou daquele quando tenho perfeita consciência que o "gang" é muito maior e continua à solta.
Não é por ver os "leões" comerem um ou outro "cristão" que me fazem mais feliz. 


Sem comentários: