Dia de apoio das pessoas casadas com alguém do signo Escorpião?!

Segundo a equipa das manhãs da Comercial hoje é dia de apoio às pessoas casadas com alguém do signo Escorpião... Desculpem?!
Ok, ok... já alguém aturou alguém do signo Touro?! Porque é que o Escorpião é assim tão mal visto?
Poupem-me...

Eu sei, e conheço, alguns "bons" espéciemes do signo em causa mas também me conheço a mim, exemplo claro de que nem tudo resulta do signo. Mais difícil do que conviver com alguém no dia a dia é viver na pele do próprio sem ter um minuto de descanso. Falo, portanto, com conhecimento de causa e, parcialidades postas de lado, até não me parece complicado lidar com Escorpiões.

Claro que a simplificação da personalidade ou perfil de cada um que se faz ao catalogar as pessoas com um signo resulta em erros óbvios. Nem todos os Escorpiões são iguais, como nem todos os Touros são iguais... ou serão? (Touro ou outro qualquer signo... tenho "estima" por este, só isso).

Reconheço que há uns mais "Escorpiões" que outros. Já lá dizia a minha saudosa amiga Paulinha "Tu cala-te, que tu não és um Escorpião verdadeiro." e acreditem, isto era um grande elogio vindo de quem acreditava que ter signo de Escorpião era ser "abençoado" com os piores defeitos existentes.
Não defendo signos, como não defendo catalogações vagas e simplistas. Defendo atitude e personalidade. Somos não o que a disposição dos astros na data e hora de nascimento dita mas sim o que queremos ou podemos ser. O que a vida faz de nós. O que os outros conseguem que nós sejamos.

Existem traços comuns? Pois claro. Existem traços comuns em irmãos criados no mesmo ambiente, em pessoas nascidas numa mesma cidade ou bairro, em naturais de determinado país mas apenas e só porque o ambiente também nos molda e quando o ambiente é comum a vários indivíduos é natural que daí resultem traços de personalidade semelhantes.

A descrição dos signos é suficientemente vaga para que se possa aplicar a milhões de pessoas. Por outro lado, é tipicamente uma descrição positiva. Quem é que não se revê em palavras como  "a pessoa do signo X é inteligente, perspicaz, energética e proactiva." Se aplicarmos descrições semelhantes a qualquer signo iremos concluir que a besta com quem lidamos diariamente, capaz de cometer os erros mais idiotas, que adormece no posto de trabalho e se está a borrifar para as suas responsabilidades tornando-se aos nossos olhos insuportável é uma pessoa inteligente, perspicaz, energética e proactiva. Começarei a respeitar mais essa pseudo-ciência dos astros quando vir escrito "os nascidos sob o signo de X são uns filhos da puta acabados capazes de vender a própria mãe. Mas espertos e deicados no seu caminho de lixar a vida ao próximo." ou mesmo "os nascidos sob o signo de Y... dasse... mas haverá gente mais porca e trafulha?! Roubam e enganam tudo e todos com uma mestria ímpar.".
Como é evidente, qualquer teoria mais ou menos profunda que procura agrupar indivíduos atribuindo-lhes características semelhantes falha, na prática, pela diversidade de factores que nos tornam, a cada um de nós, únicos e irrepetíveis.

Dito isto... conviver com um Escorpião... não sei se é fácil ou não. Mas procuro e procurarei sempre que, para os meus amigos e colegas, seja agradável ou pelo menos não seja desagradável conviver comigo.

E sim, sou teimoso, não gosto de ser contrariado, gosto do sabor da vingança, frio de preferência, sou orgulhoso em excesso, etc, etc, etc...
Mas também sei, e quem me conhece sabe, o que estas características valem quando comparadas com o que sou capaz de fazer para ajudar o próximo.


1 comentário:

djamb disse...

Uma estupidez... Gostam de dar nome a tudo. Eu, por exemplo, sou uma das EXCELENTES excepções ao que normalmente se diz dos escorpiões heheh