Querida Maria, será que devo ter dúvidas em optar pela Noruega?!

Numa breve pesquisa de anúncios de trabalho disponíveis pela Europa fora foquei a minha atenção nos países nórdicos.
Fiquei quase com pele de galinha quando encontrei duas ofertas dentro do meu perfil onde se prometem 6 semanas de férias anuais, cheques de refeição e um salário que varia entre um mínimo de 3.800,00€ e uma máximo de 4.800,00€... tudo isto num país do primeiro mundo!
Já estava animado quando decidi observar as ofertas naquele que tem a fama de ser o melhor país do mundo para se viver. Aí não fiquei com pele de galinha, quase tive um orgasmo... 7.000,00€ mensais, em Oslo, cidade cujo custo de vida é pelo menos 150% superior ao de Lisboa mas onde os habitantes têm um poder de compra cerca de 75% superior aos habitantes de Lisboa.

Hoje em dia a um profissional na minha área, com alguma experiência, é oferecido um salário de 1.000,00€?! Vá... com sorte 1.500,0€ mensais, ilíquidos, com a promessa de uma excedente de horas de trabalho inacreditável, 22 dias de férias, sistema de saúde miserável, educação igualmente "boa", justiça enfim... terá igualmente a garantia de acordar todos os dias num país caótico onde a corrupção e a injustiça dominam.
Tem ainda de pagar IVA a uma taxa brutal, IRS a uma taxa brutal, IMI inacreditável, IUC absurdo e muitos outros "roubos" escandalosos.
Por fim, está sujeito ao lema "devemos agradecer pelo menos ter um emprego"...

Confesso que iniciei pesquisa de custos de viagem, alojamento, de alimentação e sinto-me realmente tentado a arriscar-me a ser feliz. Ou não... Ou sim... bolas... tirando o frio... mas eu até sou calorento!

Sem comentários: