O rebanho da inveja

Onde queres chegar?

Fixar objectivos sustentados no sucesso de terceiros, movidos por inveja ou ciúme das conquistas alheias é um erro. Afirmo e reafirmo. Estou convictamente convencido disso.
Mas também estou convencido que, muito boa gente, se move por sentimentos de concorrência com o vizinho, amigo, primo ou mesmo irmão. Estou mesmo convencido que é este o princípio base das modas e sucessos espontâneos.

Eu não quero um Porsche porque o dono do Orelhas tem um, ou porque o Miguel Veloso se passeia noutro. Eu quero um Porsche porque quero, como quero ir ver o meu Sporting ou comer uma francesinha ou mesmo uns travesseiros de Sintra.
Da mesma forma, não quero ser bem sucedido profissionalmente, ser dono de uma empresa e do meu negócio porque o Belmiro é dono da Sonae. Quero porque quero.
Não quero um iPhone porque meio mundo tem um. Quero um Sony porque o considero um dos melhores aparelhos do mercado.
É-me totalmente indiferente que o CR ganhe mais num mês do que eu em dez anos ou que o Saramago tenha ganho o Nobel da literatura e eu só escreva palermices. Os meus objectivos não são moldados pelo sucesso ou insucesso dos outros. A minha vaca dá leite, se a do vizinho dá mais que a minha... bom para ele. Preocupa-me é que a minha dê o leite que eu precise e que me baste para atingir os meus objectivos.

Portanto, vejamos...
Queres um iPhone porque todos os teus amigos têm um? Mas até gostas mais de um iCoisa ou de um XCena... então porque não te atreves a ser diferente?
Queres ir de férias para um país tropical porque todos os teus amigos já foram? Mas até nem gostas muito de praia, nem sequer tens dinheiro para esbanjar... Então porque não vais para a aldeia e vives o que gostas?
Queres ir sair para a disco da moda porque todos os teus amigos vão? Mas nem gostas muito de martelos... Então porque não fazes um jantar em casa e uma sessão de cinema na tua sala com alguns dos teus amigos mais próximos?

O fenómeno "rebanho" começa por sentimentos de inveja e cobiça. É importante fixar os nossos objectivos, friso a palavra nossos, sem olhar ao que o "rebanho" come e ou que tem como certo ou como medida do sucesso.

Pensa lá bem... Onde queres chegar?

E por aí vos deixo a pensar, ou não... meus pequenos potezinhos de doce de inveja! ;)

Sem comentários: