Valorizar

Não é que interesse estar rodeado de elogios e louvores, não, nada disso. Mas não necessitamos, por oposição, de estar rodeados de críticas negativas e empurrões no sentido descendente.
É preciso mesmo estar rodeado de honestidade e frontalidade. E isso faz-nos bem mesmo quando o que nos apontam é negativo.

Devemos duvidar de quem só vê em nós qualidades tanto quanto de quem só vê em nós defeitos. Por criação e formação teremos sempre um misto das duas coisas, mais qualidades ou mais defeitos é uma questão de balanço. Mas é de estranhar quem apenas em nós vê um dos lados, sinal de que ou são "ceguinhos" ou se fazem de tal.

Por isso são importantes aqueles que nos confrontam com os nossos erros com o objectivo de fazer nós melhores pessoas da mesma forma que nos elogiam as virtudes. Esses, no bom e no mau, estão sempre presentes. E por isso mesmo, de que vale perder tempo em situações que apenas nos puxam para o fundo? Com que objectivo mantemos nós, tantas e tantas vezes, um cenário negativo?

É preciso libertar os pesos desnecessários e voar. Para quê ficar agarrado a um sonho que há muito foi esmagado pela realidade? Para quê valorizar quem não nos valoriza? Para quê valorizar quem não tem sequer a coragem de nos ajudar a ultrapassar os nossos próprios erros?

É assim profissionalmente, é assim nas relações pessoais, é assim na vida.
Só temos duas opções, estar onde nos sentimos bem ou estar a caminhar para lá.

Até mais meus pequenos Reese's gulosos!



Sem comentários: