Autocarro 174

Ontem não li. A minha lista de filmes em espera já está enorme e optei por pegar no leitor de dvd da minha princesa e ver um filme brasileiro, "Autocarro 174".

Baseado em factos reais representa mais um enorme testemunho daquilo em que a sociedade brasileira, nomeadamente a do Rio, se transformou. A juntar a todos os outros filmes brasileiros de grande qualidade. A realidade, não haja dúvida, ultrapassa em muito a ficção. Não são precisos 3D, efeitos especiais, grandes fortunas, estúdios e distribuidoras globais para nos fazer pensar e sentir o quão pequenos e frágeis somos, para nos contar uma história que nos marca e nos faz viajar pelos caminhos e encruzilhadas da mente humana e da vida.

A inocência do ser é rasgada tão cedo quanto a necessidade de sobreviver e quando perdemos a inocência, quando somos sujeitos à pressão de ser adultos, quando somos deixados sozinhos sujeitos aos acasos da vida e à violência do abandono tudo pode acontecer.

O filme fez-me pensar se cada um de nós não podia ser aquele adolescente que, desesperado, comete uma loucura sem objectivo outro que aquele que cada um de nós tem, não ser abandonado. Será que cada um de nós não pode estar, na sua busca pelo sucesso, no seu egoísmo próprio do dia a dia, a empurrar alguém para algum acto de loucura ou desespero?!
Estaremos mesmo a "ouvir" tudo o que nos "dizem"?


Info sobre o filme.

Sem comentários: