Apanha da Azeitona

O período de Novembro a Fevereiro é dado como o ideal para proceder à apanha da azeitona. Há, no entanto, quem defenda que a apanha deverá ser realizada um pouco antes do total amadurecimento do fruto, iniciando assim o processo em Outubro ou início de Novembro.
A justificação para esta recolha antes de tempo é o permitir a extracção de um azeite de melhor qualidade, mais aromático, mais fresco e mais saudável. Tem como contra a menor quantidade extraída dada a maturação da fruta não ser avançada.

Ponto essêncial do processo da apanha é a mão de obra. Embora a apanha já seja semi-automatizada continua a necessitar de muita mão de obra. Os tradicionais varejadores são hoje em dia substituídos em larga escala por maquinaria pesada. Um braço mecânico fixa o tronco da oliveira e vibra provocando a queda dos frutos que se acumulam em tapetes de redes estendidos sob a árvore.
Esta vibração pode provocar danos significativos nas árvores mas já a técnica de varejamento apresentava esse contra, danificando ramos e frutos. Opta-se assim por recolher o fruto intacto mesmo colocando em risco a árvore.

Depois da recolha em grosso, procede-se à apanha das azeitonas que ficam no solo. Esta apanha é tradicionalmente realizada pelas mulheres. Enquanto os homens manobravam a vara sacudindo os ramos e soltando os frutos as mulheres percorriam a área recolhendo as azeitonas para cestos.
E aqui estamos nós... no ponto fulcral da apanha da azeitona.

Eu diria que, um cenário rural onde homens a manobrarem varas convivem com mulheres de traseiro para o ar a apanhar frutos tem tudo para dar rebaldaria...

Sem comentários: