Temas actuais e fracturantes

Folheando o livro virtual de acontecimentos dos últimos dias fico na dúvida se deverei debruçar-me sobre os atentados em França e a moda de morrer como mártir, sobre o golo do japonês Tanaka que deixou o s.c.braga a ver os três pontos por um canudo ou ainda sobre o urro do Cristiano Ronaldo depois de ter sido premiado com a terceira Bola de Ouro da carreira.

Vamos lá por exclusão de partes, sobre os mártires já escrevi anteriormente, resta-me acrescentar que são muito ingénuos a pensar que vão encontrar 70 virgens depois de morrerem. Em primeiro lugar já não existe esse número de virgens a não ser que tenham todas menos de 14 anos, em segundo lugar faço uso de uma piada de terceiros... se é difícil aturar uma virgem imagine-se 70... por favor, tomem juízo e venham viver para a Oura. Não arranjam virgens mas safam-se todas as noites e várias vezes por noite se for preciso sem terem que aturar crises existenciais. Tema excluído.

Sobre o golo do Tanaka... pouco há a dizer. Deixou-os de olhos em bico, a ver os pontos por um canudo (como já mencionei), deixou-me contente, valeu, "vão vir" charters do Japão cheios de anões de olhos em bico e de máquina fotográfica em riste. Por curiosidade e para poder escrever um pouco mais, pesquisei o significado de Tanaka. Segundo o Google Translator significa, em qualquer língua, Tanaka, o que é óptimo porque chegamos à conclusão que afinal os japoneses falam como nós.
Tentei ainda a Wikipédia, onde comentam que é o quarto apelido mais usado no Japão e explicam como é escrito... não percebo bem a coisa mas escrevem "many & relationship" e fixei-me nesse ponto... é capaz de ter fundamento uma vez que o rapaz só nuns segundos sodomizou uns milhares de adeptos, atletas e técnicos do clube bracarense. Também na mesma página dão conta da utilização do nome também no Zimbábue onde significa "Nós fomos feitos bonitos"... basta olhar para o moço para perceber que não nasceu no Zimbábue. Tema excluído.

O Cristiano ganhou, sem surpresa, a terceira Bola de Ouro. Parabéns. Muito bom. Merecido. Agora podia não ter envergonhado novamente o país. Que festejo é aquele?! Que foto de família é aquela?! Meus amigos... espero que não volte a ganhar nenhuma Bola de Ouro. Sim. Eu sei que é mau desejar isto, é tuga e tal, é sem dúvida o melhor jogador de sempre mas... depois das lamúrias do ano passado, das ranhocas da D. Dolores no lencinho de marca festejar novo troféu com um urro daqueles... por favor... o que nos espera no próximo prémio?! Vai brindar-nos com um espetáculo de fogo preso usando apenas um isqueiro e os seus próprios gases?! Tema excluído.

Optei então por falar num tema muito presente na sociedade portuguesa sobre o qual quero colocar algumas questões.
Qual é a variação do número de suícidos em Portugal nos últimos anos?
Como se reconhece os "sintomas" de um potêncial suicida?
Como se evita um suícidio?

E é isto. Obrigado e boa noite. ;)

Sem comentários: