Closer

Uma outra sugestão e um novo agradecimento ao Time 4 Popcorn, Closer, do "distante" ano de 2004.
Corro o risco do mundo inteiro já ter visto este filme mas eu só vi agora e, de qualquer maneira, vale sempre a pena rever.

Para começar uma banda sonora com uma música daquelas que se sentem no mais fundo do nosso ser, Blower's Daughter de Damien Rice. Só por isso já vale a pena.

Quanto à história... é uma costura dos episódios essênciais da interacção de dois homens e duas mulheres. Somos poupados a muitos dos detalhes, possivelmente desinteressantes, do que acontece pelo meio. Numa sequência que nos deixa ligeiramente perdidos ao primeiro salto temporal mas que no decorrer do filme começamos a perceber. Tem os seus twists e as suas surpresas mas acima de tudo explica-nos onde a mentira e a verdade nos podem levar.

Não disfarça a inspiração numa peça de teatro com o mesmo nome escrita por Patrick Marber. A teatralidade de algumas cenas e da representação dos actores é notória o que torna o filme bastante distante das normais produções cinematográficas e mesmo de outras  adaptações ao cinema de peças de teatro.

Os diálogos são fundamentais, certamente pela sua inspiração teatral, e registei algumas passagens que continuam a passear pela minha cabeça.

"Lying is the most fun a girl can have without taking her clothes off... but it's better if you do."

"Where is this love? I can't see it, I can't touch it. I can't feel it. I can hear it. I can hear some words, but I can't do anything with your easy words."

"No one will love you as much as I do. Why isn't love enough?"

"You never leave someone you love."

"What's so great about the truth? Try lying for a change, it's the currency of the world."

"Depressives don't. They want to be unhappy to confirm they're depressed. If they were happy they couldn't be depressed anymore. They'd have to go out into the world and live, which can be depressing."

"Because I'm addicted to it (truth). Because without it, we're animals. Trust me."

"- I don't wanna hurt you.
- So why are you?"






Sem comentários: