Se tens alguma coisa para dizer...

...diz!

Esta é uma máxima que procuro seguir com aqueles que me são mais queridos mas... vejamos o quão paradoxal isto pode ser.

Imaginando que a pessoa Y e a pessoa X têm algo a dizer uma à outra, no entanto, X deixa, sem qualquer razão aparente, de dizer o que tem a dizer a Y e esta, por consequência, deixa de procurar X.
Estamos perante uma situação de bloqueio sendo que, X mesmo que tenha qualquer coisa a dizer a Y não diz e Y, que também tem qualquer coisa a dizer a X, não cumpre a regra porque, legitimamente, entende que X se deve justificar em primeiro lugar.
Complexo!

Em programação estas situações são designadas de Dead Lock e resulta no bloqueio total do processamento. Resta abortar a execução do programa ou, em casos extremos, utilizar a solução DVL mais geral (Desliga e Volta a Ligar) que tantos e tantos problemas resolve (Dica importante para qualquer questão tecnológica!).
No reatar do desenvolvimento o programador deve identificar e corrigir a origem do Dead Lock de modo a garantir o correcto funcionamento da aplicação.
Novo lançamento da aplicação corrigida não resultará no mesmo erro desde que a memória não seja persistente. É essa a grande vantagem das máquinas em relação aos seres vivos, é que as máquinas não têm memória persistente, quando se desligam esquecem praticamente tudo o que viveram (claro que não é bem assim porque senão andávamos sempre a recomeçar o trabalho, existem dados que são gravados de modo persistente o que nos permite reiniciar o trabalho no ponto em que o deixámos).

Quando se trata de pessoas não há DVL nem limpezas de memória que nos salvem (a não ser em casos que ninguém deseja ver acontecer). Por este motivo o Dead Lock humano é bem mais complexo. É complexo de desbloquear. É complexo de corrigir o motivo que a ele conduz. É complexo de esquecer ou ignorar.

Não existe solução? Existe sim. Não devemos esquecer que se temos a aparente desvantagem em relação às máquinas de não poder realizar um reset de memória, temos em relação a elas a enorme vantagem de poder usar o nosso bom senso e o nosso coração.
Temos a vantagem de poder ser imprevisíveis, inteligentes, corajosos, sensíveis, humildes e outras coisas mais que nos permitem, caso assim o entendamos, resolver os Dead Locks da vida com uma conversa.

Pensem nisso. Ou não...

Atentamente,
O vosso serviço de helpdesk gratuito.



2 comentários:

Fátima disse...

:D
No meu trabalho acontecem muitos 'dead locks' na aplicação. Nunca tinha pensado nisso na aplicação a seres humanos :)

Rica Balula disse...

Talvez tenhas a sorte de só te teres deparado com os de aplicações mas os de seres humanos também existem sim. :)