Dunas... Esses biombos indiscretos!


"Descobri" esta semana o videoclip original dessa mítica canção da nossa adolescência que serviu de banda sonora a tantos e tantos olhares, beijos, danças de "slows" e cumplicidades, refiro-me à música Dunas dos GNR e estou estarrecido...
Devo agradecer aos senhores do canal Q e ao Altos e Baixos, o óptimo programa dedicado a Rui Reininho que me deu a conhecer, ou a relembrar não sei bem, esta pérola provocando que eu ouvisse novamente a música e que utilizasse palavras como videoclip, Dunas e Rui Reininho, coisa que já não fazia há anos e anos (penso eu...).

Mas focando atenções no videoclip, isto estava para lá do seu tempo não? E no limite do legal, também não?!
Suponho que, há altura, ninguém reparou bem na história do filme porque isto é claramente um hino não só à homosexualidade, que nada tem de mal, mas também, e isso sim bem grave, à pornografia de menores. Só não será pedófilia porque os rapazinhos devem ter mais de 16 anos e RR, aparentemente, nunca se envolve com eles.
Catarolávamos nós Nas dunas... ao ouvido das nossas conquistas ou tentativas de conquista, dançávamos agarradinhos e... vai-se a ver e a musiquinha estava mais adaptada para ser banda sonora das festas da casa de Elvas com os meninos da Casa Pia. Mas que paneleiragem vem a ser esta?! (Com todo o respeito e sem pingo de homofobia, sinceramente.)

Nota: Sim garotada, no meu tempo (que mal que isto soa), o pessoal não andava todo cheio de químicos na carola, a curtir cada um para seu lado uma miscelânia de sons electrónicos e metálicos muito bem capazes de ter sido gravados numa qualquer siderurgia e muito menos se "comia" um(a) chavalo(a) qualquer de quem não se sabe sequer o nome, no wc de uma qualquer casa noturna após um "Oi. Bora?" "Bora.".
No meu tempo essas coisas davam trabalho! Era preciso boa conversa, confiança, por vezes semanas de dedicação e esforço, dançar uns "slows" nas matinés da discoteca lá do bairro - então garotada?! Não sabem o que isso é? - faltar à aula de Educação Visual para ir até ao parque, ir ao cinema, convidar para uns lanches a dois... enfim... para valer a pena tem de custar, e era tão, mas tão bom! Até quando tudo falhava! Fim da Nota

 Ora bolas... A confusão que estes senhores criaram... Ah e tal nas dunas, imaginando a miúda dos nossos sonhos a mordiscar uma maçã, sacudindo timidamente a areia da perna dela, espalhando o protector solar nas suas costas e de repente, a miúda vira-se e é um puto com uma bela carapinha e uns calções de ganga demasiado femininos de seu nome Carlão!
Não posso deixar de salientar o pormenor patriótico dos refrescos gelados serem as velhinhas latas de Compal Pêssego. É delicioso! Falha apenas porque aquilo não é um refresco, é mesmo sumo natural, ou, como a garotada diz agora, néctar de pêssego.
Com isto tudo só falta olhar-me no espelho e ver um velho seboso com mais base nas trombas do que é permitido por lei a esfregar-se no sofá... Por favor!! Como é que eu não reparei neste vídeo?! Será porque na altura tinha apenas 10 anos?!



Sem comentários: